o primeiro aniversário, por ssru

Hoje, 14 de Julho de 2009, a Sociedade Secreta de Reabilitação Urbana completa 365 dias de luta pela dignificação de um singular Património da Humanidade – o Centro Histórico do Porto.

Eternamente gratos pelas 14.500 visualizações e as inúmeras visitas, as palavras de conforto e ânimo, as ajudas para ultrapassar os obstáculos do dia e por todas as Presenças que ficaram marcadas neste sítio.

Para assinalar a passagem deste dia queremos deixar para vossa reflexão duas notícias recentes, que nos antecipam uma estranha sensação do sabor amargo e contraditório da realidade próxima.

A primeira notícia diz respeito ao conjunto legislativo que este (ainda) Governo pretende ver aplicado, conhecido como o novo Regime Jurídico da Reabilitação Urbana. De repente, afigura-se-nos como algo “mais complexo” (?) que a curto prazo poderá tornar as próprias SRU’s obsoletas. Metodologia com a qual não concordamos porque, mais uma vez, cria a instabilidade indesejada para que os mecanismos existentes no terreno possam actuar, fazendo recuar um processo de reabilitação como só os nossos políticos sabem fazer, com as constantes alterações de legislação.

A segunda notícia é bem mais recente e refere-se ao financiamento que finalmente terá chegado às mãos da Porto Vivo para a reabilitação do Morro da Sé e Mouzinho. A julgar pelas amostras que a SRU nos tem fornecido, antevemos mais uma série de obras do mais puro ‘fachadismo’, esse velho papão que volta (?) a assombrar os dias deste núcleo urbano, e que atropela tudo e todos (IGESPAR incluído). E quanto à salvaguarda dos valores patrimoniais da zona mais antiga da Cidade… esqueçam! Logo veremos o que sobra.

A todos que consideram existirem razões para esta causa prosseguir, o nosso bem-hajam e melhores saudações.

Anúncios