o alvo perfeito, por ssru

A Câmara do Porto vai, amanhã, associar-se às festividades do “Dia Nacional dos Centros Históricos”, coisa que já faz desde 2008. Não tem dia fixo pois este ano calha a 23 (sábado), embora tenha sido escolhido como patrono Alexandre Herculano, cujo aniversário se comemora a 28 de Março. Este ano as coisas estão melhor organizadas, envolvendo mais a comunidade e até deu para inovar com um sítio de apoio.

De todas as edições este é o cartaz de apresentação mais apelativo, feito por um jovem designer da Árvore. Ele escolheu muito bem alguns símbolos do Centro Histórico espremidos no centro de um alvo, debruado a típicos azulejos, com um dos anéis transformado em rio navegável por um barco rabelo (ah, ganda bruno). A parte desagradável é ter ligeiras semelhanças com o logótipo da empresa daquele arrogante que diz imbecilidades como: “Enquanto o povo se manifesta, a gente pode dormir mais descansada. O pior é quando não se manifesta.” [Calhau, o que ainda não percebeste é que o Povo está cada vez mais farto de palhaços como tu!]

DNCH-2013

Mas vocês não devem ir em tal conversa reaccionária e devem manifestar o vosso espanto pelos recantos do Centro Histórico “mai’lindo” de todos. Aproveitem para o conhecer melhor, para além da visível degradação, tirem fotografias, registem os vossos momentos felizes. Façam os passeios a pé, barco ou de trenzinho, assistam aos diferentes espectáculos, visitem as exposições. Afinal se o ficarem a conhecer melhor vão poder defendê-lo melhor ainda.

Quanto a nós, continuamos na mesma, sem ter nada para comemorar e, como habitualmente no dia das mentiras a 1 de Abril, iremos assinalar a passagem de mais um fastidioso ano de degradação no “Dia Nacional dos Centros Históricos Degradados”.

Advertisements